quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2010

O guião técnico; na rádio, na T.V., no cinema e na internet


Guião Técnico


O GUIÃO TÉCNICO também pode ser denominado storyboard apresenta indicações referentes à câmara

à iluminação

ao som

aos adereços

à planificação das cenas

Assim sendo, há uma série de elementos envolvidos e que passamos a descrever:

O Guião Técnico é constituído pela especificação de conteúdos e elementos gráficos do produto, correspondendo a uma maqueta ou visão geral deste que é resultante do trabalho das fases anteriores. Cabe ao realizador “traduzir” em imagens e sons todo esse trabalho.

Guiao no cinema

No cinema, onde significa o texto escrito de um filme, que recolhe os diálogos, a informação sobre os cenários, os planos das personagens, os ângulos da filmagem, os movimentos da câmara e todas as indicações técnicas que ajudarão o realizador e os actores a executar a rodagem do filme.

Distingue-se do argumento, porque este é anterior à concepção do guião e constitui apenas a matéria exclusivamente literária do filme, por esta razão é costume publicar-se apenas o argumento de um filme e não o seu guião.

O guião final considera aspectos técnicos da rodagem do filme que são fundamentais para a boa execução do projecto, após o qual se há-de proceder à montagem do material filmado. Ao guião final, como documento de orientação geral do filme, chama-se guião técnico. Ao longo da história do cinema, são diversas as possibilidades de autoria do guião, que pode ser assumido pelo próprio realizador, pelo argumentista ou por alguém próximo do realizador.


Diferenças entre o Guião do cinema e da televisão

televisao

Numa série de televisão há normalmente um casting fixo que tem de estar presente segundo determinadas condições; há limites para o número de personagens secundários em cada episódio; há cenários fixos que têm de aparecer recor­rentemente, etc. Muitas vezes, o guião o tem também de contar com os intervalos publicitários que partem o episódio, e estruturar a narrativa de forma a criar situações de tensão antes de cada interrupção. Essa é uma preocupação que no cinema não existe.

Já numa série o critério é exactamente o oposto; o que tem de ser avaliado é não tanto o mérito de uma ideia individual, mas a propensão da série a dar origem a um número elevado de histórias. Se a premissa da série se esgotar em meia dúzia de execuções, ou é adaptável para um formato de mini-​​série fechada, ou então não tem saída comercial.

É por isso que, antes de se escrever o guião de uma série, é normal desenvolver uma “bíblia”, ou seja, um documento em que são reunidas as descrições de personagens, cenários, antecedentes, enquadramento geral, estilo, e possibilidades dramáticas e narrativas. Nessa bíblia são também reunidos exemplos de um número elevado de histórias, de forma muito sintética. A escrita do piloto vem depois, quando se escolhe a melhor história para mostrar, na prática, o estilo e o poten­cial da série.numa série de televisão os personagens são mais importantes do que o enredo

Cinema

Mas a principal diferença é no momento da concepção da série ou do filme. Um filme é um objecto único, fechado em si mesmo. Em alguns casos pode dar origem a sequelas, aquelas, e outras derivações, mas começa sempre por ser pen­sado como uma obra independente. Ou vale por si só, ou não tem valor. num filme, o enredo é mais importante do que os personagens

Guião na Radio

no guião da rádio existe uma preocupação especial, mas não é de todo exclusiva, com os temas ligados à rádio porque é uma questão profissional e torna-se afectiva, mas também porque a rádio não tem ganho, uma discussão proporcional ao seu impacto na opinião pública;



Internet

na internet as redes são essenciais para a partilha de recursos entre vários computadores ,controlar e distribuir acesso à informações e à Internet, com isto é possível aceder a qualquer informação sem alguma preocupação.
existem pessoas que têm a necessidade de criar as suas próprias redes e os seus conteúdos são :

- Como montar cabos de rede
- Como compartilhar uma mesma conexão de Internet entre vários computadores
- Como configurar uma rede com múltiplas estações de trabalho e servidores
- Como utilizar os principais recursos de rede do Windows Vista
- Como fazer uso das principais ferramentas do novo Windows Server 2008








Sem comentários:

Enviar um comentário