A narrativa literária apresenta-se de uma forma de prosa, mas por outro lado também pode ser em vesos. Se tivermos de definir o texto narrativo de forma precisa, citando Carlos Reis diremos que o texto narrativo é um processo de exteriorização, uma atitude objectiva e baseada na sucessividade.
Interpretação é uma acção que consiste em estabelecer em simultâneo ou sucessivamente, a comunicação verbal ou não verbal entre duas ou mais entidades que não usem o mesmo código. É um termo confuso, tanto podendo referir-se ao processo quanto ao seu resultado, por exemplo, ao conjunto de processos mentais que ocorrem num leitor quando esta a interpreta um texto, quanto aos comentários que este poderá tecer depois de ter lido o texto. Pode, portanto, consistir na descoberta do sentido e significado de algo que geralmente e fruto da acção humana.
Existem três tipos de interpretação que são:
· Interpretação consecutiva que é caracterizada por ser um dos modelos de interpretação que divide o dialogo que esta a decorrer entre pessoas em varias partes de vários segundos ou minutos e depois faz a junção. É considerada como uma técnica básica de interpretação. Enquanto a pessoa fala, o intérprete faz anotações e após determinado intervalo de tempo comunica a traduçãotradução. o dobro do tempo do que se fosse tradução simultânea, e não permite uma fluência natural em uma apresentação. Por outro lado, possui uma precisão maior do que a tradução simultânea.
· Interpretação simultânea, é um tipo de interpretação em que um discurso, apresentação outra forma de comunicação verbal é traduzida para outro idioma, esta transformação é feita simultaneamente. Possui uma dificuldade técnica substancialmente maior para o intérprete. Esta interpretação é geralmente usada em reuniões e congressos que são feitos para um elevado número de pessoas.
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interpretação textual, é a arte que serve para explicar sentido e um texto. A interpretação exige diferentes abordagens dependendo da natureza dos textos. Em se tratando de obras de literaturas antigas e jurídicas, existem a hermenêutica e a exegese que estabelecem regras para a apreensão do sentido de uma obra ou lei
Estrutura da Narração
A acção da narrativa é constituída por três partes:
- Intriga: é constituída por conjunto de acontecimentos que se sucedem, segundo um princípio de acaso, com vista a um desenlace. A intriga é considerada uma acção fechada.
- Acção principal: é constituída por um conjunto de sequências narrativas que embargam maior importância ou relevo.
- Acção secundária: é considerada pela sua importância define-se em relação à principal, de que depende, por vezes; relata acontecimentos de menor relevo.
A narração consiste em arranjar uma sequência de factos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida em que o tempo passa.
O texto narrativo baseia-se na acção que envolve personagens no tempo, no espaço e no conflito.
Os elementos da narração são:
- Narrador
- Enredo
- Personagens
- Espaço
- Tempo
Desta forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura - Esquematizando temos: - Apresentação; - Complicação ou desenvolvimento; - Clímax; - Desfecho.
Enredo
Enredo é o encadeamento de acções executadas ou que até possam estar a ser executadas pelas personagens na ficção, com o objectivo de criar sentido ou emoção durante o decorrer do espectáculo.
o enredo pode ter mais que uma designação como por exemplo trama, intriga, e também se pode designar como o esqueleto da narrativa, aquilo que dá sustentação à história, ou seja, é o desenrolar dos acontecimentos.
É, também, um relato de fatos vividos por personagens e compostos por uma sequência lógica e temporal, por isso ele se caracteriza pelo emprego de verbos de acção que indicam a movimentação das personagens no tempo e no espaço.
Geralmente, o enredo está centrado num conflito, responsável pelo nível de tensão da narrativa.
Enredo é o conjunto de fatos ligados entre si que fundamentam a acção de um texto narrativo.
o enredo pode e deve de ser organizado e pode ser feito assim:
- Situação inicial - os personagens e espaço são apresentados.
- Quebra da Situação Inicial - um acontecimento modifica a situação apresentada.
- Estabelecimento de Um Conflito - Surge uma situação a ser resolvida, que quebra a estabilidade de personagens e acontecimentos
- Clímax - ponto de maior tensão na narrativa.
- Epílogo - solução do conflito
Narrador
O narrador quanto a sua participação na narração ou outro tipo literário pode ser:
- Heterodiegético: Não participante.
- Autodiegético: Participa como personagem principal.
- Homodiegético: Participa como personagem secundária.
O narrador quanto a sua Focalização que é a perspectiva adoptada pelo narrador em relação ao universo narrado. Existem seis tipos de focalização que são:
- Focalização omnisciente que é colocado numa posição de transcendência, o narrador mostra conhecer toda a história manipula o tempo, inspecção o interior das personagens.
- Focalização interna é quando o narrador adopta o ponto de vista de uma ou mais personagens, daí resulta uma diminuição de conhecimentos.
- Focalização externa, é considerada pelo conhecimento do narrador limita-se ao que é observável do exterior.
- Focalização neutra, é quando o narrador não expõe o seu ponto de vista
- Focalização restritiva, quando a visão dos fatos dá -se através da óptica de algum personagem.
- Focalização interventiva é quando o autor faz observações sobre os personagens
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