segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Mobilidade

Campo visual


O campo visual é tudo o que o nosso olhar consegue captar.
No enquadramento - é o que se chama de realidade profílmica: aquilo que se encontra abarcado pela objetiva da câmera, ou seja, visto pelo expectadorDentro do campo visual, o movimento que se faz de duas maneiras:

1. A panorâmica, com rotação da câmera, em torno de seu eixo, que pode ser horizontal, vertical ou circular;


2. O traveling é um tipo de plano cinematográfico em que a câmara move-se sobre um carrinho em um eixo horizontal e paralelo ao movimento do objecto filmado. Este acompanhamento pode ser lateral ou frontal, neste último caso podendo ser de aproximação ou de afastamento. Há todos os tipos de traveling como por exemplo o lateral, o vertical, o circular, etc.





O campo sonoro

O campo sonoro proporciona um nível de envolvência superior ao campo visual isto deve-se às nossas características de perceptivas. O nosso ângulo de visão é limitado a um ângulo com um máximo de 180 graus. Por outro lado, a nossa amplitude auditiva possibilita-nos a captação de sons a 360 graus.

Os campos sonoros podem ser:

  • Campo livre - campo sonoro numa área afastada de superfícies reflectoras.
  • Campo reverberante - porção do campo sonoro num recinto de ensaio em que a influência do som emitido por uma fonte é desprezável.
  • Campo semi-reverberante - campo sonoro que prevalece num recinto amplo com superfícies moderadamente reflectoras.
  • Campo divergente - campo sonoro de uma fonte omnidireccional que está situada próximo de uma superfície reflectora rígida (geralmente, o solo).

Sem comentários:

Enviar um comentário