segunda-feira, 19 de outubro de 2009

A Montagem

Montagem
A montagem é uma actividade de pós-produção em que o realizador tem um papel activo na escolha das imagens que vão proporcionar o corpo ao filme. Torna-se uma actividade bastante importância pois trata-se da escolha entre várias hipóteses de imagens recolhidas para a mesma cena, aquela que transmite melhor a intencionalidade estética do realizador.
A montagem é uma tarefa que com alguma criatividade do editor de imagem permite, com o auxílio da moderna tecnologia ao nível da edição de imagem, ultrapassar falhas registadas durante as filmagens, como por exemplo uma fraca iluminação ou até mesmo uma cena onde o desempenho dos actores não tenha sido a desejada pelo realizador.
É através da montagem que se vai criando a narrativa. Podemos, como vimos, juntar planos formando sequências, inserir planos em sequências, aproveitar som directo dessas sequências juntar comentários, música, ruídos, silêncio.

As montagens têm varias funções como:

1. As funções narrativas Decidem-se segundo relações de causalidade/temporalidade. A ordem de sucessão é o elemento primordial.

2. As funções sintácticas:
Ligação - consiste na continuidade de representação.
Alternância - através da montagem alternada, duas acções uma a seguir à outra, podem parecer uma só.

3. As funções semânticas:
a denotação ligada aos aspectos da causalidade, paralelismo, comparação...
a conotação - ligada à montagem narrativa (espácio-temporal)

4. As funções rítmicas:
Pode ser estabelecida, de algum modo, uma relação proporcional entre ritmo e sucessão de planos. Torna-se necessário criar uma convergência entre atenção do espectador e movimento das imagens.
Um plano provoca uma atenção diferente no início e no fim. Primeiro é reconhecido e situado; em seguida existe um nível de atenção máximo, em que é captado o seu significado; por fim a atenção diminui. Se o plano permanece pode provocar impaciência ou incómodo. Aí deve ser substituído por outro plano.
Sucessões de planos muito curtos podem traduzir uma subida de intensidade em direcção a um clímax. Se em contrapartida eles forem cada vez mais longos podem contribuir para a calma, o relaxe, a tranquilidade.

5. As funções expressivas:
Com a montagem alternada, por exemplo, podemos sugerir sentimentos ou emoções diferentes numa mesma personagem. Imaginemos que intercalamos com planos dessa personagem, outros planos com motivos diversos (que a personagem observa).
Classificação das montagens
Os criterios da avaliaçao são:

  • EspecialmenteRecomendado - Obras, diversões e espectáculos com conteúdos “positivos” que sãodirigidos principalmente para crianças e adolescentes.
  • Livre paratodos os públicos - Quando não contém inadequações ligadas a sexo, drogas ou violência.
  • Nãorecomendado para menores de 10 anos – Quando contém de 5% a 10% de violência no conteúdo analisado, embora sem relevância para a compreensão da trama; linguagem obscena; insinuação de consumo de drogas; e/ou “linguagem depreciativa” (em relação a terceiros).
  • Não recomendado para menores de 12 anos – De 10% a 30% de violência no material analisado, inclusive presença de sangue e sofrimento da vítima; até 10% de nudez, mas sem nu frontal ou insinuação de sexo e masturbação; consumo de drogas lícitas ou ilícitas, mas com cena minimizada por fundo musical; linguagem chula e gestos obscenos.
  • Nãorecomendado para menores de 14 anos – De 30% a 50% de violência, com recompensa para o agressor, vítimas em estado de agonia e apresentação de atos de violência de forma divertida; 10% a 30% de cenas de nudez, sem nus frontais, mas com seios e nádegas; 10% a 30% de conteúdo envolvendo drogas apresentadascomo objeto de prazer, sem punição do traficante; linguagem erótica; valorização da beleza física como imprescindível para uma vida feliz.
  • Não recomendadopara menores de 16 anos – De 50% a 70% de violência, sobretudo do tipo tortura, estupro, mutilação, abuso sexual e suicídio; violência contra adolescentes e crianças; banalização da violência; 30% a 50% de nudez completa; sexo sem penetração; 30% a 50% de conteúdo envolvendo drogas, com consumo explícito, inclusive cenas com crianças e adolescentes.
  • Não recomendado para menores de 18 anos – De 70% a 100% de violência com requinte de crueldade; 50% a 100% de nudez, com sexo explícito, incesto e grupal; estupro apresentado como consequência da paixão, não como crime; 50% a 100% de conteúdo envolvendo drogas; consumo explícito e apologia ao consumo de drogas.

Sem comentários:

Enviar um comentário