domingo, 6 de dezembro de 2009

Hipermédia

Hipermédia é a junção da variável hipertexto com a de multimédia

A junção de multimedia com hipertexto dá lugar a um modelo para que seja possível a organização de informação que é fundamental para as nossas mentes, porque minimiza a capacidade da nossa mente para associar e organizar informação multissensorial.

O hipermedia permite a ligações a texto, imagens, som e vídeo. O que possibilita ao autor fornecer, num ambiente não linear e aberto, o melhor mix media para comunicar uma dada mensagem ou efeito



Hiper texto e hiper narrativa

Narrativa de hiper-texto:

O hiper-texto é visto de forma difusa por diversos campos da comunicação, assim como Hipermídia, que também sofre alterações conceituais constantes. O hipertexto é validado por seu dinamismo, interdeterminabilidade, transitoriedade, maneabilidade e funcionalidade. Como extensão da noção de texto hipertextual incluiu informações visuais, sonoras, animação e outras formas de informação.



Hiper narrativa:

O cinema interctivo narrativo premite aos usuários o deslocamento para pontos diferentes, numa narrativa o desenvolvimento da película tem diferentes trajectories da narrativa da película.
A teoria narrativa da película construtivista cognitiva mantêm que as películas narrativas profundamente sustentem a atenção dos visores/ouvintes desde modo permite que construam as narrativas coerentes que conduzem ao fechamento. Isso porque as formações audiovisuais sincronizadas ou de outra maneira coerente são um estilo de edição contínuo total, as construções espacial são arranjadas em torno da lógica da sucessão narrativa e o fechamento têm trupes tornados de artificiais maciços populares da película.a


Não lineariedade

Não linear -São todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Estrutura que apresenta múltiplos caminhos e destinos, desencadeando em múltiplos finais são todas aquelas que apresentam muitos caminhos distintos um dos outros

Narrativa não linear:

O tempo e o espaço não se esconde, e desenvolve-se assim um adiantamento de saltos, e cortes, contribuem para o encher do espaço e do tempo, sendo assim, se desenvolve as acções.

O tempo cronológico mistura-se ao psicológico, as durações e as vivencias misturam-se com o das personagens.


Estrutura de um Filme

Os Filmes são constituídos por:

O Plano
O plano no cinema é uma parte do filme aonde a câmara vai girando continuamente.

É um conjunto ordenado de fotogramas ou imagens fixas, limitado espacialmente por um enquadramento que pode ser fixo ou móvel consoante a adaptação da situação.

Modo narrativo
  • Épico – é denominado por episódio
  • Lírico É quando o narrado transmite o que sente, e pode faze-lo através da linguagem verbal ou até mesmodo.
  • Dramático – É quando o narrado faz a representação ou interpretação.

Eixo dramático

  • Clímax – É o ponto mais alto drama
  • Desmedida - A acção que se provoca equivoca e aparece a peripécia
  • Peripécia - É a mudança do destino da personagem

A Narrativa e a Narratividade

Narrativa

A narrativa literária normalmente é feita em prosa, mas também existe outra maneira de fazer que é em verso, existem dois tipos de versos Epopeia, Romanceiros.

Como pode ser a narrativa:

A narrativa é dividida em 3 partes (acções) que são denominadas por:

  • Intriga (acção fechada):É um conjunto de êxitos que acontecem, através de um início de eventualidade, com vista a um desfecho.
  • Acção principal: É um conjunto de sequências narrativas que assumem uma maior importância.
  • Acção secundária (relação principal): É um conjunto de acontecimentos de menor relevo.




















Narratividade

A narratividade consiste em exercer uma força na narrativa porque a leva a uma inclusão do histórico-social.

os textos são todos diferentes e feitos de formas diferentes mas isso não impede que qualquer pessoa de classes sociais diferentes na os possam ler.

A narratividade de cada texto determina a aceitação de varias pessoas.